Para as operadoras de saúde gerenciarem as informações e organizarem todo um fluxo, cumprindo os requisitos para regulamentação, conformidade e pagamento, com tantas complexidades, não é nada fácil.
O processo de admissão exige muitos papéis, e digitalizá-los assim que os documentos são entregues na recepção é o caminho mais direto para o registro digital dos pacientes e acelerar os processos de recebimento dos serviços prestados.
Situação problema e objetivo da operadora de saúde
Esta grande empresa de medicina diagnostica tinha uma necessidade em melhorar os processos em relação ao faturamento junto aos seus contratantes (planos de saúde).
O cenário inicial:
-O paciente entregava a guia para o atendente no laboratório e essa mesma ficha era utilizada em todo o processo até a Fonte Pagadora;
-Ocorriam muitas glosas por causa da qualidade do documento que, em muitos casos, ficavam deteriorados no decorrer da tramitação dos mesmos;
-Em muitos casos, havia lentidão em estruturar essas informações e, principalmente, ocorria a perda de documentos, gerando assim a perca de receita por não haverem documentos que comprovassem os exames. Foram estimados uma perda em torno de 10% de toda a receita;
-Falta de segurança das informações dos pacientes, uma vez, que as mesmas ficavam armazenadas em ambiente de grande vulnerabilidade.
Os Desafios da Metdata
A Metdata comprou a ideia do cliente em otimizar seus processos, mesmo sem uma definição por parte do mesmo, em como fazê-lo.
Foi preciso estudar e desenvolver vários projetos ao longo de 8 meses, onde sempre surgiam novas demandas e muitos ajustes para chegarmos em um resultado satisfatório, com o fornecimento de uma solução completa de digitalização com software de captura e scanners de alta produção, sendo a implantação descentralizada em 7 centros de movimentação, em diversas cidades do Brasil.
Solução
Cada scanner foi fornecido com Software de Captura Capture e Contrato On Site.
Após a primeira etapa do projeto ter sido implementada, que focou nas regionais por todo o país, o retorno do investimento foi imediato.
Houve diversos benefícios, ao qual, podemos citar os seguintes pontos:
-Maior assertividade na inclusão das informações no sistema;
-Aceleração no processo de recebimento dos serviços prestados;
-Redução significativa de glosas, chegando na ordem de 85%;
-Atendimento de forma mais eficaz a todas as fontes pagadoras;
-A perda do prazo de envio dos documentos pra receber das fontes pagadoras reduziu para quase ZERO.
Por que ganhamos o projeto?
-Atendimento personalizado e proativo;
-Possuir conhecimento total das soluções de digitalização e captura estruturada de documentos;
-Conhecimento do business do cliente;
-Conquista da confiança do cliente em relação às sugestões e soluções apresentadas;
-O excelente custo benefício e atendimento ao Budget do cliente.
Assim, proporcionamos um crescimento estruturado sem perda na qualidade e assertividade da informação. É importante pontuar que o projeto se pagou em curtíssimo prazo, sendo que o os benefícios financeiros gerados mensalmente são largamente superiores ao valor do serviço prestado.
Rua Pereira Estéfano, 114, Cj 106, Ed. Station Offices, Vila da Saúde, São Paulo/SP, CEP 04144-070
11 2894- 1104 | 11 98861-4857
contato@metdata.com.br
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